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QUAL é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?2
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas,3
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?4
De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.5
E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? ( Falo como homem).6
De maneira nenhuma: doutro modo, como julgará Deus o mundo?7
Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?8
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.9
Pois quê? Somos nós mais excelentes? de maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;10
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.11
Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.12
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.13
A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente: peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;14
Cuja boca está cheia de maldição e amargura.15
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.16
Em seus caminhos há destruição e miséria;17
E não conheceram o caminho da paz.18
Não há temor de Deus diante de seus olhos.19
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.20
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.21
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;22
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;24
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,25
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;26
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.27
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.28
Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.29
É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.30
Se Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão,31
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.