Atenção! Este estudo está em fase de testes, e foi gerado através de uma análise profunda e cautelosa da doutrina e ensinamentos da CCB com auxílio de nossa inteligência artificial. Em caso de dúvidas nos envie um email e caso necessário confira as informações!
O versículo afirma que Deus enviou Seu Filho para redimir aqueles sob a condenação da Lei, capacitando-os a receber a posição plena de filhos de Deus.
Explicação Histórica
A expressão 'para remir' traduz o grego 'exagorazō' (ἐξαγοράζω), que significa 'comprar de volta do mercado' ou 'libertar mediante o pagamento de um preço', sublinhando a ideia de redenção sacrificial. 'Os que estavam debaixo da lei' refere-se àqueles que estavam sob a autoridade, exigências e maldição da Lei mosaica (Gálatas 3:13). 'A adoção de filhos' traduz 'huiothesia' (υἱοθεσία), um termo legal romano que descreve a outorga da plena posição e direitos de um filho herdeiro, diferentemente de uma mera filiação biológica ou infantil (Gálatas 4:1).
Interpretação Doutrinária
Este versículo fundamenta a doutrina da salvação pela graça através de Jesus Cristo. A redenção efetuada por Cristo libertou o homem da condenação e do jugo da Lei, que por si só não podia justificar. A 'adoção de filhos' ilustra a nova identidade e o relacionamento que o crente adquire com Deus, não mais como escravos ou menores, mas como herdeiros plenos, uma verdade central para a fé pentecostal na experiência do novo nascimento e na manifestação do Espírito Santo (Gálatas 4:6) que confirma essa filiação e o direito à herança celestial, incentivando uma vida de santificação.
Aplicação Prática
O crente deve viver na liberdade e na dignidade que a adoção divina lhe confere, não retornando à servidão da legalismo ou à busca de justificação por obras. Sua vida deve ser um testemunho de gratidão por esta redenção e filiação, buscando a santificação e vivendo sob a guia do Espírito Santo, que é a garantia dessa herança eterna.
Precauções de Leitura
É crucial não interpretar 'debaixo da lei' como uma abolição dos princípios morais divinos, mas sim como a libertação da sua capacidade de condenar e da tentativa humana de obter salvação por meio de seu cumprimento. A adoção não é uma licença para o pecado, mas um chamado a viver em santidade, conforme a nova natureza em Cristo. A lei teve um propósito pedagógico (Gálatas 3:24), mas sua sombra foi superada pela realidade de Cristo.
Atenção! Este estudo está em fase de testes, e foi gerado através de uma análise profunda e cautelosa da doutrina e ensinamentos da CCB com auxílio de nossa inteligência artificial. Em caso de dúvidas nos envie um email e caso necessário confira as informações!