"E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites não comeu pão nem bebeu água e escreveu nas tábuas as palavras do concerto os dez mandamentos"
Textus Receptus
"E ele esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água. E ele escreveu sobre as tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos. "
Moisés permaneceu no Monte Sinai com o Senhor por quarenta dias e noites, sem comer nem beber, durante os quais escreveu as palavras da aliança, os Dez Mandamentos.
Explicação Histórica
'Esteve ali com o Senhor' indica uma comunhão direta e íntima com Deus. 'Quarenta dias e quarenta noites' é um período simbólico de purificação, preparação e revelação divina, como visto em outras narrativas bíblicas. 'Não comeu pão, nem bebeu água' aponta para um jejum sobrenatural, possível pela provisão divina, destacando a total dependência e consagração de Moisés ao propósito de Deus. 'Escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos' refere-se à re-escritura (por Moisés, sob inspiração divina) da Lei fundamental que regeria a vida do povo de Israel.
Interpretação Doutrinária
Este evento demonstra a santidade e autoridade da Lei de Deus, que é eterna e imutável. A experiência sobrenatural de Moisés em jejum e sustento divino reafirma a capacidade de Deus de intervir diretamente na vida humana, um pilar da fé pentecostal na atualidade dos milagres e dons. O recebimento dos mandamentos sublinha a necessidade de obediência e santidade como resposta à graça da aliança, elementos essenciais para a vida cristã e a busca pela santificação.
Aplicação Prática
O cristão é chamado a buscar a presença de Deus com dedicação e consagração, reconhecendo a autoridade de Sua Palavra e a importância de viver em obediência aos Seus mandamentos. A disciplina do jejum e da oração pode ser um meio de se aproximar de Deus, buscando Sua revelação e sustento sobrenatural na jornada de fé.
Precauções de Leitura
Deve-se evitar interpretar o jejum de Moisés como uma condição normativa para todos os crentes sem uma clara direção divina, pois foi uma circunstância única de revelação. Embora a Lei seja santa e justa, não se deve confundir a obediência aos mandamentos como meio de salvação, que é exclusivamente pela graça mediante a fé em Cristo (Gálatas 3:11), mas sim como fruto e evidência dessa salvação.